quinta-feira, novembro 17, 2011

O MAGUSTO

O S. Martinho chegou a Barcelos sem o seu tradicional "verão", mas trouxe, mais uma vez, Convívio, Amizade, Companheirismo e Alegria ao Lions Clube de Barcelos, reunido, ontem, dia 12/11, em Remelhe, em casa dos CCLL Manuela e Francisco Trigueiros, que de novo abriram as portas da sua casa para comemorarmos o dia desse Santo generoso e solidário, que dividiu o calor reconfortante da sua capa com o pobre enregelado que  encontrou no seu caminho, num dia agreste de inverno.
O encontro estava marcado para as 13 horas. A partir dessa hora, as Companheiras e os Companheiros foram chegando e o grupo começou a reunir-se. Ao todo 38. Entre os quais se contaram os Amigos e Companheiros, CC Neiva Santos e  a Companheira Cristina, do Lions Clube de Matosinhos. 
Por entre conversas mais ou menos animadas, que se estabeleceram em voltas das mesas, sobre diversos assuntos, nomeadamente a actualidade preocupante do nosso país, foram servidas na eira as entradas variadas e saborosas, que iam  chegando sempre quentinha, acompanhadas por um ventinho  morno. Depois, sentados em volta da mesa posta no interior, o almoço e o convívio continuaram, tarde dentro. Por volta das 19 horas, chegou novo grupo de amigos, que, com a sua arte, fizeram-nos viver momentos inesquecíveis, num convívio mágico que se prolongou até à meia-noite, vividos no tanger das cordas das violas e da guitarra pelas mãos de Mário Neiva, Zeca Torres e Luís Cerqueira, respectivamente, nas vozes bem timbradas de Alberto Dias e Aparício, que entoaram  belos Fados de Coimbra, no gemer das cordas do violino sob a pressão do arco na mão da jovem Anita Malheiro, manejado com mestria, na voz de Isabel Dias, vocalista do grupo "Raízes", que nos brindou com bonitos fados de Lisboa, no "fustigar" das cordas do cavaquinho (momento emocionante, de tirar o folego) nas mãos de Mestre, de Francisco Malheiro.  Por último, Luís Muxima, com a sua voz rouca, profunda, "arrancada",  presenteou-nos com um concerto magnífico, cantando e tocando, para nós, um leque incrível de canções, desde o fado, ao rock, passando pela música africana, música brasileira... Enfim. Fantástico! Tocou e cantou uma grande variedade de géneros musicais, transmitindo uma energia  e uma emoção contangiantes e deixou-nos (deixou-me) de olhar fixo e atento e coração a vibrar de emoção.


quarta-feira, novembro 09, 2011

ColorADD (Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos

O Leo Clube de Barcelos, com o apoio do Lions Clube de Barcelos, ACIB, Grupo Óptico e Câmara Municipal de Barcelos - que disponibilizou o seu Auditório para a realização do evento - organizou a palestra sobre  ColorADD (Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos), e o Dr. Miguel Neiva, seu autor,  veio a Barcelos, no dia 4 de Novembro, apresentar este seu trabalho de investigação, inovador, para uma assembleia numerosa e atenta, seduzida pela clareza e objectividade com que o palestrante expôs o seu projecto - que já está a ser aplicado a nível têxtil e outros -, e se traduz na implementação de um código universal de identificação de cores, contributo inquestionável para promover a inclusão social dos daltónicos.
Ao Dr. Miguel Neiva os nossos parabéns pelo seu trabalho e o nosso agradecimento por nos abrir o entendimento para a realidade de 10% da população masculina, que sofre desta anomalia, e para as dificuldades sentida nas suas actividades do dia a dia, que nós - aqueles que não sofrem desse distúrbio - não sabíamos valorizar. 
E ao Leo Clube de Barcelos os nossos parabéns, a nossa amizade e o nosso orgulho pelas actividades que vêem desenvovendo ao longo da sua existência.