domingo, junho 24, 2012

Integrada na acção "UM DIA PELA VIDA" da Liga Portuguesa contra o cancro, a equipa "Lions Acredita" do Lions Clube de Barcelos, no passado Domingo, dia 17 de Junho, organizou e participou num passeio cultural por Barcelos histórico,  orientado pelo Dr. Cláudio Brochado. 
O templo do Senhor Bom Jesus da Cruz foi o ponto de partida para esse roteiro.
A construção deste magnífico exemplo do barroco português, na época considerado o melhor de Portugal e até do mundo, deve-se a uma lenda, que fala do aparecimento de uma cruz de terra negra no solo barrento do Campo da Feira em 1504. Local desde logo votado à devoção do povo, aí se construíu, no ano seguinte, uma pequena capela. Mas a devoção cresceu, os milagres aconteceram e as ofertas sucederam-se. Entre 1698 e 1710, construíu-se então o templo actual, sob planta do arquiteto João Antunes de Lisboa. A talha é da autoria de Miguel Coelho
Daí prosseguimos até à Torre  da Porta Nova, ou Torre do Cima de Vila, uma das três portas que davam acesso ao interior da muralha ou cerca de vila mandada edificar por D. Afonso, filho bastardo de D. João I, oitavo conde de Barcelos, que também mandou edificar o Paço dos Condes de Barcelos.
Nesta torre de quatro pisos funcionou a cadeia e, ultimamente, foi Centro de Artesanato e Turismo.
Daí descemos à Praceta Mestre Luís Costa, antigo Largo do Tanque, onde se encontra um bonito chafariz em cantaria de tanque redondo.
Por um pedaço de muralha daí visionada foi-nos permitido intuir a trajetória da mesma, que ... 
... começava e terminava na ponte medieval, onde existia a chamada Torre da Porta da Ponte, que dava passagem à estrada e era ligada ao Paço dos Condes por dois pisos.
A ponte que fora mandada edificar anteriormente por D. Pedro Afonso, quarto Conde de  Barcelos - homem culto, escritor,  filho bastardo de D. Dinis e, como o seu pai,  trovador -, em virtude de Barcelos ser um local importante de passagem no trajecto para Ponte de Lima e para outros locais, nomeadamente Santiago de Compostela. Depois foi reformada pelo oitavo conde, D. Afonso.  
Seguimos depois para o Paço dos Condes de Barcelos, mandado construir pelo mesmo D. Afonso, oitavo conde de Barcelos, casado com D. Brites, filha de  D. Nuno Álvares Pereira.
Homem viajado, culto e de grande visão política (dada a sua longevidade, foi conselheiro de quatro reis...), depois de uma viagem a Inglaterra, mandou edificar este paço em estilo gótico, dotado de dois pisos, salas amplas, com lareira em cada compartimento, sendo na época o edifício mais rico de Barcelos. 
Junto ao Cruzeiro foi-nos recordada a "lenda do galo", que conta um "facto" passado com dois peregrinos galegos (pai e filho), seguindo em peregrinação para Santiago.
Também daqui nos foi dada uma panorâmica do que ainda existe da cidade medieval, nomeadamente o Hospital do Espírito Santo (o corpo amarelo que se avista por de  trás do cruzeiro), agora pertencente  ao edifício Paços do Concelho, bem como a razão para a demolição do que já não existe.
Neste mesmo espaço, sem dúvida o centro nobre da cidade de Barcelos, fica também a Igreja Matriz ou Colegiada de Barcelos, de estilo românico em transição para o gótico. A sua construção data do séc. XIII e, mais tarde, foi transformada em Colegiada. Sofreu algumas alterações e acrescentos através dos séculos e muitos dos seus melhoramentos devem-se também a esse oitavo conde, que foi o grande impulsionador do engrandecimento de Barcelos.
Em frente ao portal foi-nos dada a interpretação de algumas marcas existentes na bordadura do mesmo, as quais é vulgar olharmos, mas não vermos.
Eis-nos no centro medieval de Barcelos - o Largo do Apoio -, o primeiro largo de Barcelos, local onde se cruzavam as estradas do Porto para Ponte de Lima e onde se fazia o mercado de frutas, legumes, carne e peixe. O chafariz do centro doi desenhado por João Lopes. Em volta ficam casas  no
bres, meadamente a de D. Nuno Álvares Pereira,  sétimo conde de Barcelos por nomeação (ou deverei dizer doação?) de D. João I, o Mestre de Avis. E também a Casa dos Carmonas e a Casa do Alferes  de Barcelos.
Partem daqui ruas ainda desse tempo, que tinham o nome das corporações de artífices, como era apanágio na Idade Média.
Seguimos depois pela rua S. Francisco, antiga rua dos Mercadores, até à capela de S. Francisco (particular), aberta para nós por especial simpatia dos seus proprietários.
Esta capela é dedicada a S. Cristóvão, ou "aquele que carrega Cristo", graças à lenda que lhe está adstrita. Mas, segundo uma investigação que a Igreja levou a cabo, parece que não existiu nenhum S. Cristóvão e a sua vida baseia-se em lendas.
A capela é muito bonita e merece restauração.

Aqui, S. Pedro travou-nos o passo mandando uma chuvinha arreliadora, que não nos deixou prosseguir o passeio. Ficou por concluir o roteiro inicialmente traçado. Mas temos esperança que o Dr. Cláudio Brochado consiga dispensar-nos brevemente mais um pouco do seu precioso tempo, para o completarmos. A ele um profundo bem haja do Lions Clube de Barcelos pelo que nos mostrou e pelo que nos ensinou a ver: coisas que olhávamos, mas não víamos. Marcas que nos ensinou a interpretar.


quinta-feira, junho 14, 2012

UM DIA PELA VIDA


«A equipa Lions Acredita do Lions Clube De Barcelos no movimento Um Dia Pela Vida, associa-se a esta projeto solidário da Liga Portuguesa Contra o Cancro organizando o "Passeio Cultural Barcelos" no dia 17 de junho peas 9:30.

Um circuito de 1,8 km no centro da cidade onde teremos a oportunidade de conhecer um "novo" centro da cidade, numa visita guiada com comentários históricos sobre os edifícios, locais, personalidades e episódios mais emblemáticos da cidade.»

Uma causa de todos, e por todos.

CONCERTO À VIDA

O Lions Clube de Barcelos esteve no passado dia 12 do corrente, terça feira, na Casa da Música, no Porto, no  CONCERTO À VIDA -  um Concerto de Solidariedade a favor do Instituto Português de Oncologia, do Porto - organizado pelo Lions Clube da Boavista.

Fica aqui registada a carta posteriormente enviada pelo Lions Clube da Boavista ao Lions Clube de Barcelos

"Caros Amigos e Companheiros
Começamos este contato agradecendo-vos pela vossa disponibilidade, ajuda, divulgação e presença no Concerto à Vida que se realizou  na Casa da Musica no Porto.
Saber que o Lions Clube de Barcelos veio em grupo apoiar-nos nesta iniciativa encheu-nos de alegria!
Esperamos ter correspondido ás vossas expectativas com bons e inesqueciveis momentos musicais que no nosso ponto de vista ...foram de excelente qualidade.
Como puderam constatar o pricipal obejctivo do Concerto - Angariação de fundos para o IPO - foi atingido graças também à vossa ajuda e à de todos que disseram SIM ao nosso convite.
Depedimo-nos com um abraço amigo, extensivel a todos os Companheiros do LC de Barcelos !

 Raquel Caldevilla
Secretária AL 2011/2012"

sexta-feira, junho 08, 2012

AINDA A NOITE DE FADO



No passado dia 5 de Junho, terça feita, o Lions Clube de Barcelos, representado pelo seu Presidente, CL Domingos Monteiro, pelo seu Tesoureiro, CL Domingos Lima e pelo CL Jorge Miranda - também Tesoureiro de APACI - deslocou-se à Sede da referida Instituição, para fazer a entrega de um cheque, no valor de cinco mil oitocentos e setenta euros, resultante  do apuramento de contas da "NOITE DE FADO A FAVOR DA APACI", organizada pelo  Lions Clube de  Barcelos, no passado dia 31 de Março.

terça-feira, junho 05, 2012

PARTICIPAÇÃO DO LIONS CLUBE DE BARCELOS NO JANTAR SOLIDÁRIO "UM DIA PELA VIDA"

«Caros Companheiros,

Envio uma fotografia e uma nota sobre a participação dos Companheiros do clube Beatriz Oliveira, Luisa Lima, Maria Carmélia Ribeiro, Maria José Silva, Carlos Pereira, Filipe Oliveira, João Pedro e Manuel Ribeiro no Jantar Solidário no âmbito do projeto "Um Dia Pela Vida Barcelos" (UDPV) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que teve lugar no dia 1 de junho em Barcelos.
O jantar contou com a comparência do Exmo Sr. Presidente da Câmara de Barcelos Miguel Costa Gomes, a responsável pelo projeto UDPV na região norte da LCPP Drª Conceição Clavel, assim como os responsáveis UDPV locais Dr. Hugo Sousa e José Maria Vilas Boas. Estavam representadas várias instituições sociais convidadas como o Lions Clube de Barcelos e o Rotary Club de Barcelos, a unidade de Psico-oncologia de Barcelos e empresas do concelho, totalizando cerca de 300 convivas.
O evento foi animado pelo político e entretainer Tino de Rans com um espectáculo musical e a venda do seu livro "De palanque em palanque" cujas vendas reverteram em 50% para o projeto UDPV.  
Foram leiloadas várias camisolas de jogadores de futebol autografadas de diversos clubes, incluindo o Gil Vicente FC.
Aconteceram ainda uma pequena palestra sobre a temática da prevenção oncológica proferida pelo Dr. Hugo Sousa e uma apresentação sobre o papel da psico-oncologia e os benefícios para o paciente e grupo familiar proferida pelo Dr Diogo Valadas Ponte.

Melhores Saudações Linoísticas,
CL JP»